Como utilizar recursos linguísticos para melhorar as negociações ?

Tempo de leitura: 3 minutos

   Todas as palavras pronunciadas tem um efeito hipnótico, isto é induzem a mente a um determinado estado. A palavra tem uma vibração sonora que atinge o sistema nervoso criando estados propícios e limitantes.

   Sendo assim as habilidades de negociação podem ser aperfeiçoadas ao dar mais atenção as palavras utilizadas. Segue algumas dicas sobre as palavras Mágicas que ajudam o processo negocial.

Abaixo exemplos de frases com as palavras   “mais “ e “também”

– “Se o Sr. somar este benefício, mais este, mais este, o valor do produto é justo”
– “O que mais o Sr. gostou neste produto”?
– “O Sr. aumentará mais ainda os seus resultados.”
– “o Sr. também gosta de economia com durabilidade?”

Outras palavras de impacto agregador são os  “numerais”    “ou…..ou “ 

–       “Há 3 coisas que este produto pode fazer por você”
–    “ Vai adquirir este ou aquele?”

Algumas sugestões de frases mais elegantes na negociação

–  Vou mostrar ao invés de provar
–  O produto vale tanto, ao invés de custar
–  O preço está certo/justo, ao invés de barato
–  Adquirir, ser dono, ao invés de comprar
–  Quero lhe ajudar, ao invés de vender.
–  Tem mais vantagem, ou invés de é mais caro
–  Acredito, ao invés de acho

Existem também os Apagadores Mentais que são palavras comuns que dão a impressão de serem específicas e poderosas. São máscaras, são ilusões e por isso funcionam tão bem na mente de quem as ouve. Os Apagadores Mentais inspiram confiança fazendo com que seja mais fácil que o cliente tome uma decisão positiva.

Tipos de Apagadores:

1 – Palavras terminadas em “mente”. Ex.: “claramente”, “obviamente”

– Claramente, esta é sua melhor escolha.
– Obviamente que este é melhor produto.
– Seguramente esta é a melhor panela de pressão no mercado.

2 – Apagadores comparativos. Ex.: mais lento, mais bonito, mais barato, mais rápido.

– Vê está certamente fazendo a melhor escolha.
– Comprando o produto, você estará recebendo o mais eficiente serviço.

Além disso podemos contar com os Conectores Mentais que funcionam fazendo uma conexão entre a afirmação de algo que seja uma inegável verdade com algo que se quer que o cliente experimente. Os conectores Mentais são pequenas e poderosas palavras.

E, ou desde, faz, causa, mas, enquanto, durante a

“Enquanto você olha a estética, perceba as qualidades do produto”

Uma verdade muito lógica, com frases rápidas e curtas poderá ser uma venda seca, sem vida. Grandes vendedores usam frases mais longas, mais fluídas e também com as afirmações amarradas mesmo que elas não estejam relacionadas.

Exemplos:

“Só o fato de você ver este produto vai fazer que você tenha vontade de possuí-lo.”

“Você está aqui olhando este produto “e” com certeza pode imaginar quais os benefícios.”

Alinhando a magia das palavras com a ética, as negociações além de resultado financeiro ainda trarão relacionamentos duradouros.

Estas e muitas outras técnicas serão apresentadas no curso de Negociação e Vendas que ocorrerá dias 11 e 12 de Junho. Uma grande oportunidade para o desenvolvimento. Mais informações pelo link abaixo.

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Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães

Magui Guimarães é Personal Mind em PNL, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa para executivos.

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