Como fechar acordos harmônicos ?

Tempo de leitura: 1 minuto

   Contratos mal elaborados e ruídos na comunicação são os maiores motivos de retrabalho nas negociações. Geralmente a quebra da confiança é fruto da sensação de ter sido enganado, isto é pensava uma coisa, mas na realidade era outra. Estes desentendimentos acontecem pelo uso de palavras incorretas,  através das quais cada pessoa usa suas próprias representações para entender.
Os maus acordos são escritos com palavras abstratas que dão margem a interpretações mais variadas e geram possibilidades de confusão.  Acordos mal feitos geram desgaste nas relações com prejuízos para ambos os lados.

Exemplos de comandos com palavras abstratas: 

“Espero que você tenha produtividade”, “Conto com sua participação”.

As palavras “produtividade”e “participação” carecem de especificações quantificáveis.
Ao concluir uma negociação deve-se usar palavras concretas que retratam exatamente as condições finais sem dubiedades. Palavras específicas facilitam a os acordos individuais ou em grupos porque tem pouquíssima possibilidade de interpretações diferentes.

As palavras concretas também são excelentes para transmitir instruções, especificar fatos, para atingir resultados que envolvem tarefas e decisões e facilitam a reconhecer e especificar objetivos porque são quantificadas do tipo:  Vamos produzir 90mil unidades em um mês”, “Sua participação será de 45% do faturamento líquido”.  “O produto deverá atingir um nível de 90% de satisfação do cliente”

A caneta sempre tem sido mais poderosa que a espada. Melhores seus resultados escolhendo  sabiamente as palavras.  Lembre-se que a qualidade está no detalhe.  Encontrando as palavras adequadas você estará refinando suas habilidades em negociação!

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães

Magui Guimarães é Personal Mind em PNL, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>